quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Durante uma intensa pesquisa cujo objectivo central se prende com a definição de estética, constata-se que é referenciada a "natureza" e o "natural" como sendo os principais objectos de estudo desta disciplina filosófica, juntamente com a "arte".

«Estética (do grego aisthésis: percepção, sensação) é um ramo da filosofia que tem por objecto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte.»

Mas se a arte e tudo o que é artístico até estão presentes numa concepção social da ideia de "estética", ainda que com uma relevância que fica àquem das espectativas, o mesmo não se pode dizer das referências à "natureza" das coisas, pois, na presente ideia social, o belo artificial terá muito mais valor que o belo natural, vejamos um exemplo banal: uma mulher toda maquilhada é na maioria dos casos considerada mais bela, mais bonita (com maior valor estético) que uma que se apresenta de forma natural.

Assim concluimos que a noção que a sociedade e, consequentemente, a maioria dos seus membros mais ou menos activos tem de "estética" não é a correcta.

E pronto, é este o primeiro problema detectado e postado numa primeira intervenção. Serão postados os avanços na matéria rapidamente.

Sem comentários: