domingo, 15 de fevereiro de 2009

ADOLESCENTES E PAIS EM DESACORDO COM A MODA. E AGORA?

"O que se poderá dizer sobre as influências a que os jovens estão sujeitos? Eu acho que eles estão sujeitos a influências de todo o lado. São influenciados pelos amigos, pela vontade de crescer rapidamente, pelos pais, pela televisão, pela publicidade...

A adolescência é uma etapa de mudanças pessoais e familiares. Novas formas de pensar e sentir requerem alguns ajustes nas regras familiares, que se aceitem as novas formas de expressão dos jovens.

Frequentemente, nos locais onde moram os adolescentes ouvem-se com algum alarido estridentes gritos por parte de um ou ambos os pais: “Que vergonha tenho desse cabelo! Onde pensas tu que vais?”, ou “Essas calças estão rotas! Nem penses que sais assim de casa”, ou ainda”Credo! O que te aconteceu à saia? Pensas que vais mostrar as pernas a quem?”, etc., etc., etc..

Inclusive, nalguns gabinetes de psicologia é frequente ouvir as queixas dos pais ao psicólogo tal como “a minha filha cada vez se veste pior. Não entendo, eu eduquei-a a usar roupas bonitas e a combinar os sapatos com os vestidos”, “Porque gosta o meu filho de andar com roupa rota”, “Que devemos fazer, Sr. Doutor? Não há medicação para esta maluquice?”

Mas afinal, o que é normal? Esse é o ponto de desencontro entre os adolescentes e os seus pais, uma vezAdolescentes, pais e moda que cada um tem o seu ponto de vista do que se considera normal.

Os pais que enfrentam a puberdade e a adolescência dos filhos têm que procurar alternativas que permitam encontrar o ponto de intermédio entre a liberdade que a idade dos jovens tentam encontrar, e as normas que ainda têm que cumprir visto estarem dependentes das mesmas.

Um dos temas mais polémicos é a roupa: os pais têm obrigação de os ajudar na sua adaptação ao seu novo mundo social e às propostas do mercado, tendo em conta a necessidade de afinar os seus gostos, a sua responsabilidade para o cuidado da roupa e a sua capacidade de tomarem as suas próprias decisões.

Alguns aspectos a ter em conta para definir pontos de encontro, se querem estabelecer um bom contacto são:



A ROUPA COMUNICA

A roupa é um meio de comunicação: com ela dizem-se muitas coisas e os adolescentes já se deram conta Adolescentes, pais e modade que uma imagem vale por três mil palavras e querem usá-las para se expressar.

Quer queiramos quer não, em pequenos apenas podiam vestir a roupa que as mães decidia e, conforme crescem, as suas opiniões tornam-se mais patentes e ambos os pais têm que chegar a um acordo com eles. Na adolescência sabem o que querem, e não se trata só de escolher a roupa, mas também de se afirmarem, mostrarem diferença.

Com a roupa e os penteados, assim como os adornos, procuram a sua própria identidade, reflectir uma personalidade única e original: apesar de na realidade os adolescentes se vestirem praticamente todos da mesma maneira, uma vez que o que querem é comunicar o que caracteriza a sua geração.

Sentem-se orgulhosos da sua indumentária, porque instintivamente procuram que os seis companheiros os admirem e tenham reacções. Assim sentem-se apreciados por estarem de acordo com o resto do grupo, e porque cada elemento do vestuário é u signo de pertença.



A INFLUÊNCIA DOS MÉDIA

A moda é a tendência actual mais consumista e na adolescência torna-se obsessiva. Dá-se por tendências, influencias, identificação, personalidade, valores, e porta-se também como um veículo de expressão.


Os jovens hoje em dia são um alvo cobiçado pela publicidade, são vitimas comerciais as grandes marcas de roupa, telemóveis, jogos electrónicos, música contemporânea que não perdem oportunidade para agarrarem os que conseguirem.


No entanto, na moda existem também paradoxos: embora todos se queiram destacar não podem vestir-seAdolescentes, pais e moda ou apresentar-se de forma muito diferenciada ao ponto de não serem reconhecidos pelo grupo do qual fazem parte. Em busca da aparência perfeita assiste-se a um martírio junto aos espelhos. Isto falando de moda têxtil.


Agora existe também a moda dos implantes de silicone, operações plásticas em idades que partem dos 14 e 15 anos para cima.

Por exemplo, um dos artigos onde a juventude encontra uma fonte de originalidade e inspiração são nas sapatilhas (ou ténis). Os fabricantes, sem nenhum pudor ou prudência, criaram todas as classes de artigos, cores e plataformas. Desenhos para criar verdadeiras obras de arte em cada par. Muitos dizem ser ergonómico, enquanto outros apenas apelativos. A verdade, é que muitos adolescentes encontram aí uma forma de comunicação distinta, que se coaduna com a sua personalidade.



EXTRAVAGANCIAS E JUVENTUDE

Se não é agora, quando será? Os jovens gostam de usar novas alternativas: a sua criatividade está em ebulição e cada aspecto da sua vida é uma prova disso. As roupas não são uma excepção.

Em cada geração os adolescentes provam novas formas e cores (quem não se recorda, por exemplo, do cabelo dos Beatles?). Cada grupo de jovens mostra a sua ideologia através da roupa, penteados e maquilhagem. De facto, se juntarmos tudo, chegamos à conclusão de que nas, os adultos, nos exibimos através da roupa.



MAS ENTÃO, O QUE FAZER?

Adolescentes, pais e modaO equilíbrio entre a responsabilidade e liberdade deve ser fruto de inumeráveis negociações entre pais e filhos adolescentes, sendo que o visual á apenas uma pequena parte desse processo.

Os pais devem ter muito cuidado com determinadas manipulações e saber identificar certas frases”Todos usam isto”, “Por favor compra-ma; só te estou a pedir uma blusa (uma de cada vez, pois durante semanas será assim consecutivamente). “Doem-me os pés com estes sapatos; preciso de outros!”, e por aí fora.

Muitos pais negoceiam com os filhos e atribuem essas peças como recompensa de serviços prestados, por exemplo na lida da casa ou ainda com o sucesso escolar.

Muito provavelmente os pais devem forçosamente reflectir e recordar os seus próprios tempos de juventude, adaptando-os assim aos filhos. A comunicação é indispensável neste ponto como em todos os outros da vida. Praticar e conhecer as motivações da gente jovem ajuda os pais a entenderem porque os filhos se vestem de determinada maneira, e nestas conversas também os adolescentes têm noção de porque e como pensam os pais.


in tendencias online

1 comentário:

g@t1nh4_s3xY_slb4ever disse...

Oix, o voxuh blog xta a ajudarm a paxar mumentux dificeix da minha vidah. Muitoh obrigadu pur tudu.

bjnhs************* :D:D:D:P:P:P:D:):):)