segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Estética/Moda/Tempo

Como sabemos, a estética está relacionada com a moda, estanto esta moda completamente ligada ao tempo. O tempo passa, e com ele as tendências, as ideias. Pode-se assim dizer que a estética varia, pois o que outrora fora considerado bonito, agora não o é, e vice-versa. o que estava na moda há 1 ou 2 anos agora já não está, logo perde-se a estética que em tempos se teve naquele objecto ou naquela forma de ser e/ou de estar.

Assim, este avanço no tempo, onde as pessoas vão vivendo situações muito variadas, vai levar a que ocorram modificações na forma de pensar, o que faz com que algo que anteriormente não tivesse qualquer aceitação possa passar a tê-lo, assim a sociedade passa a estar receptiva a certo comportamento que talvez fosse tremendamente reprovado no passado. Esta mudança de posição social é bastante importante para que algo seja considerado esteticamente belo e se torne numa moda.

Um forte exemplo disso é o agora apresentado:

Eles e a depilação!

Os tabus relacionados com a virilidade natural caem pouco a pouco, sobretudo nos mais jovens. Assim, o pêlo que tinha uma referência de rivalidade, tem agora uma conotação negativa. A depilação converte-se progressivamente numa norma em homens com menos de 30 anos e é praticada por Desportistas e Homens de pilosidade abundante por 3 motivações principais:
-Higiene, para limitar odores da transpiração aumentados pelo pêlo.
-Estética, para não se submeterem a críticas dos outros, valorizar o próprio corpo e ver os resultados dos esforços realizados.
-Bem-estar e equilíbrio ao nível do corpo e da mente e seduzir, libertando-se de complexos.
Assim temos uma situação que comprova uma grande viragem estética resultado da passagem do tempo e da alteração das mentalidades das pessoas.

Sem comentários: