terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Ser homossexual

De uma forma simples, ser homossexual significa que te sentes sexualmente atraído por pessoas do mesmo sexo que tu e que te identificas com outros homossexuais ou com a comunidade homossexual mais ampla. A sexualidade é uma expressão usada para descrever toda uma gama de sentimentos, desejos e actividades relacionadas com o sexo.

A quem deverei contar?

Ninguém sabe exactamente porque é que alguns de nós são homossexuais e outros não. Foram avançadas muitas propostas desde diferenças genéticas a pais dominadores. As evidências disponíveis sugerem que há factores genéticos aleatórios que têm um papel na determinação da nossa sexualidade da mesma forma que determinam, por exemplo, o ser-se canhoto.
Uma coisa que nós sabemos é que ninguém escolhe a sua sexualidade. Alguns homossexuais sabiam que eram diferentes, se não mesmo homossexuais, mesmo aos cinco ou seis anos de idade. Diz-se que, para a maioria de nós, a nossa sexualidade está determinada aos 12 ou 13 anos de idade e provavelmente aos 16 anos o mais tardar. A quase totalidade da sociedade tem tendência a assumir que todos são, ou querem ser, heterossexuais. Isto é conhecido como heterossexismo. Algumas pessoas continuam a acreditar que a homossexualidade é uma escolha e que podemos ser persuadidos a ser heterossexuais. Ao assumir a heterossexualidade a sociedade cria um dilema, para aqueles de nós que sabem que são homossexuais, de ou escondermos a nossa sexualidade ou de nos assumirmos - com tudo o que isto acarreta.

Tem havido alterações pequenas mas observáveis na forma como a sociedade encara a homossexualidade mas ainda há um longo caminho a percorrer antes que esta nos aceite da mesma forma que o faz com que pessoas que sejam, por exemplo, canhotas. Esta situação tem mais a ver com os complexos que a sociedade tem com o sexo e a sexualidade do que com os homossexuais individualmente. Frequentemente assim que as pessoas conhecem alguém homossexual os seus preconceitos e receios sobre a homossexualidade desaparecem completamente.

Ser adolescente homossexual
Para muitos jovens homo e bissexuais, a adolescência pode ser uma época de especial ansiedade e medo. Muitos homossexuais recordam esta parte das suas vidas com tristeza e desgosto. Há muito poucos modelos homossexuais exemplares e muita hostilidade contra pessoas abertamente homossexuais. Os adolescentes homossexuais tomam frequentemente consciência de que não são como os outros de uma forma dolorosa e podem tornar-se retraídos e solitários, convencidos que são os únicos a experimentarem esses sentimentos. Aprendem a esconder os seu verdadeiros sentimentos ou a comportarem-se como os outros querem, com medo de serem excluídos, ridicularizados ou rejeitados por aqueles que amam e pelos amigos.

Acima de tudo podemos por vezes sentir que somos de alguma forma diferentes, que somos anormais ou que vamos desapontar as pessoas.

Alguns acreditam que se se casarem os seus sentimentos homossexuais desaparecerão. Raramente isto acontece. A maior parte vai acumulando grande stress e ansiedades para os seus anos vindouros. Assumir-se como pai ou mãe homossexual implica desafios especiais. Fugir a um papel claramente definido ou mesmo tentar modificar a sua definição envolve uma tremenda coragem e força. O conflito entre o relacionamento com o cônjuge e a necessidade de se ser quem é pode ser enorme.


Assumir-se

Há vários passos no processo de uma pessoa se assumir. A tua vida está em questão por isso demora o tempo que for necessário - faz as coisas a pensar em ti e apenas quando estiveres pronto.

Assumires-te perante ti próprio


Aceitares que és homossexual pode levar vários anos. Alguns de nós provavelmente tiveram a esperança de que estes sentimentos fossem "só uma fase". Com o tempo apercebemo-nos que estes sentimentos não são só uma fase e que temos de encontrar uma forma de os aceitar e lidar com o facto de que nos sentimos sexualmente atraídos por membros do nosso próprio sexo.

Esta conclusão é a primeira etapa para uma pessoa se assumir. Não há nenhuma regra rígida e simples em relação a quando é que se atinge este ponto. Com alguns dá-se na adolescência, para outros pode acontecer muito mais tarde na vida.

Algumas pessoas descrevem esta altura de aceitar a sua sexualidade como se estivessem numa montanha russa. Um dia sentem-se felizes e confiantes e prontos para contar a todos; no dia seguinte sentem-se confusos, apavorados e aliviados por não terem contado a ninguém. Tu podes querer falar a alguém que compreenda como é que isto é. Na página de informações adicionais tens algumas das organizações e páginas na internet onde podes obter apoio adicional.

Sem comentários: